domingo, 14 de julho de 2013

Sem. de Hist. da Fil. Contemporânea II - 2016.2

Disciplina: FCF 287 Seminário de História da Filosofia Contemporânea II
Período: 2016.2
Sala: 325 C
Horário: 2ª feira de 08:40 às 12:00
Prof.: L. A. Cerqueira

Programa: O feminino no âmbito da cultura entendida como antítese da natureza

“A evolução da humanidade não compreende somente o psíquico, mas também o físico (…) Assim, e no que toca ao sexo feminino, a existência das cinturas finas é ainda uma prova do que pode a cultura contra a natureza. O espartilho é um fator cultural de evolução da beleza morfológica, talvez mais digno de nossas atenções, do que muito sistema de religião e filosofia, destinado a apertar cabeças e fazer, não belas almas, porém belos idiotas.” (Tobias Barreto)

No âmbito da doutrina de Tobias Barreto sobre a cultura como antítese da natureza, discutir-se-á o conceito de feminino, assinalando não só como referência atual “o feminismo da diferença, desdobramento do feminismo da igualdade” em Rosiska Darcy de Oliveira, como também à época da doutrina o conceito de feminino em Nísia Floresta sobre maternidade e educação materna.

Forma de avaliação
Prova ou trabalho.

Bibliografia
Texto 1 BARRETO, Tobias. Provocação a pensar a partir da própria fonte I: sobre liberdade, moral e ética (excertos de “Glosas heterodoxas”). Estudos de filosofia brasileira. Rio de Janeiro: Record/INL, 1990, p. 292-332. Internet:<http://filosofiabrasileiracefib.blogspot.com.br/2016/03/provocacao-pensar-partir-da-propria.html>.

Texto 2 BARRETO, Tobias. Provocação a pensar a partir da própria fonte II: Um discurso em mangas de camisa (excertos de “Um discurso em mangas de camisa”). Rio de Janeiro: Record/INL, 1990, p. 274-288. Internet: <http://filosofiabrasileiracefib.blogspot.com.br>.

Texto 3 DARCY DE OLIVEIRA, R. Elogio da diferença: o feminino emergente. São Paulo: Rocco, 2012. Internet: <http://textosdefilosofiabrasileira.blogspot.com.br/2013/07/a-coexistencia-de-contrarios-logica-do.html>

Texto 4 DUARTE, Constância Lima. Nísia Floresta. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2010. Internet: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=205214>.

Texto 5 NÍSIA FLORESTA. Opúsculo humanitário. Internet: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002106.pdf>.


Texto 6 ROUSSEAU, Jean-Jacques. A nova Heloísa, V, Carta III. Trad. de Fulvia M. L. Moretto. São Paulo: Hucitec/Unicamp, 1994.

Nenhum comentário: