sábado, 13 de julho de 2013

História da Filosofia Moderna V - 2016.1

Disciplina:      FCF 335 História da Filosofia Moderna V
Dia e horário: Segundas 08h40 às 12h00
Professor:  Luiz Alberto Cerqueira

Ementa: Estudo de uma ou mais questões do pensamento moderno.


Programa de Curso

Consciência e Ação Ético-Moral
Com base numa compreensão ontológica da consciência de si, referida ao contexto histórico da escravidão no Brasil, analisaremos a doutrina ético-moral segundo a qual as ações humanas determinadas pelo mecanismo da própria natureza, que caracterizam a vontade não livre, não exclui a possibilidade contrária de uma vontade livre, nem é por ela excluída; em contraposição, consideraremos a doutrina segundo a qual a dimensão ética da relação entre os homens no mundo moderno implica o entendimento de que o indivíduo não pode não ser livre, de maneira que em nome de políticas públicas sustentáveis um indivíduo indiferente a este fundamento moral poderia ser forçado a ser livre.

Metodologia e avaliação
Leitura, análise e debate em torno aos textos relacionados na “Bibliografia”, com vistas a prova e/ou trabalho em grupo.

Bibliografia
BARRETO, Tobias. Provocação a pensar a partir da própria fonte I: sobre liberdade, moral e ética. Disponível em: http://textosdefilosofiabrasileira.blogspot.com.br/2012/07/glosas-heterodoxas-um-dos-motes-do-dia_26.html.
BARRETO, Tobias. Provocação a pensar a partir da própria fonte II: Um discurso em mangas de camisa. Disponível em: http://textosdefilosofiabrasileira.blogspot.com.br/2014/07/um-discurso-em-mangas-de-camisa.html.
CERQUEIRA, L. A. Scientia media e a moderna concepção de liberdade. Disponível em: http://faje.edu.br/periodicos2/index.php/Sintese/issue/view/418.
MAGALHÃES, D. J. Gonçalves de. Fatos do espírito humano, cap. XV. Disponível em: http://textosdefilosofiabrasileira.blogspot.com.br/2008/06/fatos-do-esprito-humano-cap-xv_20.html.
VIEIRA, Padre Antônio. Sermão XIV, da série Maria, Rosa Mística. Disponível em: http://textosdefilosofiabrasileira.blogspot.com.br/2016/01/sobre-condicao-do-negro-escravizado-no.html.
VIEIRA, Padre Antônio. Sermão XXVII, da série Maria, Rosa Mística. Disponível em: http://textosdefilosofiabrasileira.blogspot.com.br/2012/11/sermao-xxvii-da-serie-maria-rosa.html.
VIEIRA, Padre Antônio. Sermão de Santo Antônio (1642). Disponível em: http://textosdefilosofiabrasileira.blogspot.com.br/2016/01/sermao-de-santo-antonio.html.

Nenhum comentário: